Resumo critico: Texto de Bonilla...


O Texto de Bonilla, A práxis pedagógica presente futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crise do conhecimento científico no século XX, aborda as transformações que ocorreram e acontece em determinada ordem social e sua relação com os processos educativos em especial a escola.
Segundo a autora, o ritmo dessas transformações que vivenciamos é mais ampla e complexa do qualquer das precedentes. E estão ligada as mudanças culturais, sociais que ocorrem em uma determinada ordem, pois quando as mesmas acontecem temos um nova forma de pensar, agir;,"só ocorrem mudanças na sociedade, ou qualquer área da vida, quando muda a idéia geral de ordem"(Bonilla, pg.72).
Essas alterações nas sociedades é observada comparando a cosmovisão: medieval que era de uma ordem atemporal, cada objeto tinha seu lugar no espaço, enquanto na cosmovisão da modernidade, hegemônica, ainda hoje, o pensamento se reduz as tecnologias da escrita e da linguagem, já a cosmovisão contemporânea tem mostrado que nenhum sistema pode ser visto isolado por completo e autodeterminado, está no campo das possibilidades.
Tomando como parâmetro essas diferentes cosmovisão de ordem, Bonilla, contextualiza a realidade escolar. Destacando que a cosmovisão da modernidade continua hegemônica, e a instituição escolar "Contemporânea" trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechada à exterioridade, não respeitando as referências dos alunos e o contexto social que estão inseridos. Enfatizando que enquanto a noção de ordem dentro da escola é da modernidade fora da mesma tende a ser da cosmovisão contemporânea e não ocorrendo comunicação entre esses dois mundos, vivenciamos uma crise na educação devido altos índices de reprovação e evasão escolar.
Essa crise é observada na prática pedagógica da escolar atual, fundamentada na linearidade e individualidade, sendo o professor que passa o conhecimento "verdadeiro", sendo o aluno apenas objeto da educação. Segundo Adriana Regina "todavia, o currículo tradicional não tem mais espaço na atual conjuntura, assim necessitamos de um currículo multiculturalista, ou seja, um currículo inclusivo, incorporando as tradições dos diferentes grupos culturais e sociais. (2002, pag.174)
Bonilla diz que a práxis pedagógica não consegue abranger toda a complexidade do mundo atual e que é necessário que ocorra um transformação profunda na escola, nas concepções de família, trabalho etc, neste contexto social que interage escola-sociedade-indivíduo. Incorporando as novas forma de ser, pensar e agir que estão emergindo na contemporâneidade, principalmente com a presença das tecnologias da informação e da comunicação.
As tecnologias da informação no ambiente escolar não pode ser vista apenas como uma ferramenta, mas como um novo conhecimento (de cultura, possibilidades de criação e pesquisa, de pensamento etc.) que pode vim a provocar a construção de um novo saber pedagógico.
Segundo Bonilla "é necessário entendemos a tecnologia não apenas como o fazer, mas também como o dizer, o entender, o intencionar o que se faz". (pag. 79)
Logo, Bonilla não menospreza o papel da escola,importante espaço público de organização e sistematização de aprendizagens. Mas numa sociedades contemporânea plural e diferenciada, não vale mais uma método tradicional (hegemônica, fechada a exterioridade). A mesma tem que ser um espaço dinâmico de troca de saberes, conteúdos curriculares não pode ser elaborados fora da instância do contexto social que está inserida a escola.
As tecnologias da informação não pode fica excluída da instância escolar, pois a mesma vem transformando forma de percepção de pensamento, de linguagem, de cultura etc. A escola omitindo esse conhecimento, só tende agravar mais ainda crise no sistema escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário